O projeto “Uma Vida Rega a Outra” foi lançado nesta quinta-feira (21), na Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque dos Butiás, em Jaguaruna. O evento faz parte do “Futuro Azul”, que representa uma série de ações sustentáveis do Grupo Atlantis, que administra a Jaguaruna Saneamento (JS).
Durante a manhã, cerca de 125 crianças das Escolas Municipais Antônio João Mendes e Cecília Ávila Schmitz, do Colégio Estadual Campos Verdes e da Apae plantaram mudas de butiá ao longo do Parque. Cada unidade ganhou uma placa de identificação onde foi feito o plantio. Depois da atividade elas foram recepcionadas com pipoca, algodão doce e salgadinhos.
Apesar desse primeiro passo ter tido os alunos como foco, o próximo objetivo é dividir a ação com os próprios moradores. “De acordo com os números de novas ligações de água feitas dentro da empresa, os clientes serão convidados para fazer o plantio dentro do Parque”, explica o superintendente da JS, Eduardo Silvano Batista.
Ainda segundo Eduardo, a ideia surgiu por ser uma planta típica da região e o baixo índice de plantio nos últimos tempos. “A gente viu a necessidade e a oportunidade de fazer esse projeto para resgatar o butiá, tendo em vista a importância de que ele ainda compõe na renda complementar de algumas famílias, através do suco, cachaça e picolé”, acrescenta.
Estudantes da Escola Municipal Antônio João Mendes apresentaram trabalhos alusivos à preservação do meio ambiente, entre eles poemas, músicas e paródias, que foram produzidos durante a semana literária. “As crianças ficaram muito empolgadas quando apresentamos o projeto. A gente sente que os alunos têm capacidade e um perfil inovador”, conta a diretora, Jeanine Ferreira dos Anjos Theodoro.
A maioria dos estudantes são das comunidades de Garopaba do Sul e Camacho e por isso já têm uma vivência com o butiá. “Trazer esse projeto foi vibrante para eles. Saiu uma redação muito linda de uma menina que fala que isso é muito importante porque a fruta é o meio de sustento da vó e da família. É aí a gente percebe o quanto o projeto casa com a escola e com a nossa realidade. Junta a teoria com a prática”, destaca Jeanine.
Entenda as ações do projeto “Futuro Azul”
“Uma Vida Rega a Outra” faz parte do “Futuro Azul”, projeto de apoio às práticas sustentáveis lançado em 2017 pelo Grupo Atlantis. No ano passado foi realizado o primeiro evento, que foi uma palestra com a jornalista Sônia Bridi, cujo tema foi a situação precária do saneamento básico no Brasil.
“Viva a Lagoa”, lançado em março, também faz parte da série de ações incluídas no projeto “Futuro Azul”. O Programa de Monitoramento da Lagoa da Garopaba do Sul e Barra do Camacho visa tomar medidas eficazes de controle ambiental para minimizar os impactos decorrentes das atividades de construção e futura operação do sistema de esgotamento sanitário na região.
Crédito da foto: Alice Goulart Estevão