Equipes técnicas da Concessionária Jaguaruna Saneamento estão focadas em trazer melhoramentos para o sistema de captação, tratamento e abastecimento de água do Balneário Camacho e Garopaba do Sul. Desta forma, na manhã desta quarta-feira (06), iniciaram a realização de diversos medidas que visam dar melhorias emergenciais na ETA Garopaba do Sul.
O trabalho que se estenderá até à noite desta quarta-feira, compreende na limpeza do reservatório, que deve ser realizado periodicamente para garantir a qualidade da água distribuída à população. Além disso, estão sendo realizadas melhorias na parte elétrica da ETA, instalação de bombas de recalque, registros e válvulas.
Para finalizar as melhorias emergenciais, a equipe técnica está realizando a instalação de bombas dosadoras, para que o tratamento da água seja realizado conforme padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. E ainda, colocará em operação, a nova estrutura de reservatório de Água da ETA Garopaba do Sul.
De acordo com o superintendente da Concessão, Eduardo Batista, o setor de tratamento de água Garopaba do Sul aguardava melhorias há décadas “Investir no abastecimento de água é um compromisso da Concessionária. Mas é preciso lembrar que há anos não houve investimentos em infraestrutura na área de abastecimento. O sistema estava abandonado”, explicou o profissional, que ressaltou também, que em breve obras serão realizadas visando atender à população com a qualidade que merece. “Não estamos medindo esforços para que novos investimentos sejam executadas o mais rápido possível, suprindo essa carência da população”.
Orientações:
Após o início da normalização do sistema de abastecimento, que deve acontecer nesta noite, descargas sistemáticas, em pontos estratégicos, serão executadas pelos técnicos da Jaguaruna Saneamento, evitando que os clientes recebam água com coloração alterada.
Vale salientar ainda que, a manobra não compromete a qualidade da água distribuída, que atende aos parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, conforme Portaria 2914/11. Porém, em caso de dúvida ou se algum usuário ainda receber água com coloração alterada, deve entra em contato imediatamente com a Concessionária, através dos telefones (48) 3624-3926 ou (48) 9157-8186 (Plantão), para que a equipe técnica faça uma visita, realize a coleta, análise e descarte da água.